sábado, 4 de agosto de 2018

PALAVRA DO PÁROCO



A MAIOR VOCAÇÃO É O CHAMADO À SANTIDADE
Filhos caríssimos, no mês em que a Igreja celebra e reflete mais intensamente acerca das vocações o nosso Instituto começa, bem dizer, com uma celebração festiva de ordenação de seis novos presbíteros na Catedral Nossa Senhora Auxiliadora, Eunápolis-BA, dentre os quais, nosso vigário Frei Luiz Henrique,MsS, desde o último 28 de julho, constituído sacerdote, para a glória de Deus Pai.
Nossa paróquia Senhora do Rocio, iniciamos o mês, no sábado (04) com mais um encontro de casais, na ânsia de podermos chegar mais perto das famílias de nossas paróquias e poder ajudá-las no caminho de peregrinação na fé da Santa Igreja Católica. Como dito, no mês agosto então, na primeira semana a Igreja reza pela vocação dos ministérios ordenados (bispos, padres e diáconos); no segundo fim de semana, rezamos pela vocação familiar, homem e mulher, que sob as bênçãos de Deus, constituem novo lar, consagram-se como família, através dos quais somos criados por Deus, amados desde a fecundação, cuidados como preciosidades aos olhos do Pai, feitos seus filhos através da Mãe Igreja, partícipes, portanto, da sua Graça. Todos juntos, buscando imitar a Família Sagrada de Nazaré! Em seguida, rezamos e refletimos sobre a vocação à vida religiosa consagrada – homens e mulheres que deixam família, trabalho para se consagrarem a Deus através do serviço missionário -; e por fim, a vocação leiga – a grande porção do povo de Deus que na sua família, no seu trabalho, no seu convívio social também diz a sim a Deus buscando ser sal da terra e luz do mundo!
Como vocação comum a todos fiéis, temos o chamado à santidade! “A santidade é o rosto mais belo da Igreja” (n.9), nos diz o Santo Padre. O testemunho de vida dos santos e santas são o grande patrimônio da Igreja. Como nos diz a Carta aos Hebreus, somos “circundados de tal nuvem de testemunhas” (Hb 12,1), que nos servem de exemplo e estímulo para trilhar o caminho e correr para a meta. Somos levados pela negatividade e talvez nos custe ver tantos belos exemplos que temos todos os dias de uma vida santa, talvez muito próximos de nós. Somos tentados a ver que os que estão longe são melhores: a família dos outros, os pais dos outros, o padre de outra paróquia, as pessoas de outra nação. Deixemos nos cativar pela santidade que Deus nos mostra nos mais humildes (cf.n.8), como afirma o Santo Padre: “gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir” (n.7)”[1].

Ainda no ínterim vocacional a Igreja aproveita para, durante a segunda semana, promover a Semana da Família, de 12 a 18 portanto. Nesse ano o tema é “O Evangelho da Família, alegria para o mundo": evento realizado anualmente e que já faz parte do calendário de milhares de paróquias do país, a Semana Nacional da Família foi realizada pela primeira vez como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias. Nesse ano, de forma especial, precisamos intensificar nossas orações e cuidado para com a família uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a ouvir entidades e especialistas a favor e contra a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Também em sua intenção geral, o Papa Francisco nesse mês pede aos membros do Apostolado da Oração e, em suas orações, reza para que as grandes escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.

A comunidade São Francisco, realizará no dia 18 a primeira Quermesse da Família, no bairro Rio d’Areia, participemos! Enfim, como podemos ver, empenhamo-nos em várias ações em prol da família essa instituição desejada pelo próprio Deus e que atualmente vem sendo bastante tentada por diversas instituições totalmente desprovidas de valores cristãos e mesmo éticos.

Aproveitamos para pedir suas orações para nós, frades missionários servos do Senhor, que no fim do mês estaremos em retiro, na cidade de Itapecerica da Serra-SP – momento de nos reabastecermo-nos espiritualmente, para melhor cumprirmos nosso apostolado junto às nossas paróquias e demais missões que a Mãe Igreja nos tem confiado!

Que a Senhora e Mãe do Rocio, Virgem das Dores, vos abençoe e vos guarde e pela sua intercessão! Até o mês que vem, para glória de Deus Pai!
Frei Antoniel,MsS



[1] Exortação Apostólica Gaudete et exultate

Nenhum comentário:

Postar um comentário